Ingredientes:
300 g de farinha
1 colher (chá) de fermento em pó
4 ovos
2 dl de azeite
2 dl de leite
200 g de azeitonas verdes em rodelas
200 g de fiambre de peru
Azeite para untar
Farinha para polvilhar
Confecção:
Unte uma forma tipo inglês com azeite, polvilhe-a com farinha e reserve. Ligue o forno a 180ºC. Deite a farinha e o fermento numa taça e misture. Junte os ovos, o azeite e o leite e bata bem até obter uma massa lisa. Junte as rodelas de azeitonas e o fiambre de peru cortado em tiras e misture delicadamente. Coloque a massa na forma e leve ao forno durante 40 minutos. Verifique a cozedura com um palito, retire, deixe arrefecer um pouco e desenforme. Sirva a bola morna ou fria.
Ingredientes:
2 lombos de salmão
1 colher (café) de sal
Pimenta q.b.
1 ramo de salsa
1 ramo de coentros
40 g de pinhões
40 g de queijo ralado
1 dente de alho
2 colheres (sopa) de azeite
Fio de cozinha q.b.
Cenoura e feijão-verde para acompanhar
Confecção:
Abra os lombos de salmão ao meio, de modo a obter 4 filetes. tempere-os com sal e pimenta. Lave a salsa e os coentros, corte-os grosseiramente, coloque-os na picadora, junte os pinhões, o queijo ralado, o dente de alho e 1 colher (sopa) de azeite e reduza tudo a um creme liso. Espalhe o creme sobre dois filetes, cubra com os outros dois ate com fio de cozinha. Disponha-os sobre um prato no forno. Regue o salmão com o restante azeite e leve ao forno a 200ºC, durante 20 minutos. Sirva com cenouras e feijão-verde cozidos.
Ingredientes:
200 g de camarão
3 tomates maduros
1 cebola
2 dentes de alho
1 folha de louro
2 colheres (sopa) de azeite
200 g de línguas de bacalhau demolhadas
250 g de arroz integral
1 colher (café) de sal
Piripiri q.b.
1 ramo de coentros
Confecção:
Descasque os camarões em cru, deite as cascas num tacho, junte-lhes água até ficarem cobertas, leve ao lume e deixe ferver. Mergulhe os tomates em água a ferver durante cerca de 20 segundos. Passe-os por água fria, retire-lhes a pele e as sementes e pique-os. Descasque a cebola e os alhos, pique tudo para um tacho, junte o louro e o azeite e leve a alourar até a cebola ficar macia. Junte o tomate e as línguas de bacalhau, mexa e deixe cozinhar durante 10 minutos. Adicione então o arroz e 6 dl do caldo da cozedura das cascas dos camarões, a ferver e coado. Mexa, tempere com sal e piripiri, mexa novamente e deixe cozinhar durante cerca de 30 minutos. Junte finalmente os camarões descascados, deixe cozinhar por mais 5 minutos, adicione os coentros previamente picados, e sirva de imediato.
Ingredientes:
1 coelho de cerca de 800 g
Pimenta q.b.
2 dentes de alho
1 ramo de carqueja
1 folha de louro
1 ramo de alecrim
3 dl de vinho tinto
2 colheres (sopa) de azeite
1 cebola
300 g de cogu,elos
Salsa picada q.b.
Confecção:
Arranje o coelho, corte-o em pedaços, deite-os para uma taça e tempere-os com pimenta moída. Junte-lhe os alhos esmagados, a carqueja, o louro, o alecrim e o vinho, mexa e deixe marinar no frio de um dia para o outro. No dia seguinte, escorra o coelho e reserve a marinada. Leve ao lume um tacho com azeite, deixe aquecer, junte os pedaços de coelho e deixe cozinhar até ficarem bem douradinhos de ambos os lados. Junte a cebola picada, mexa e deixe cozinhar durante 10 minutos. Junte então a marinada ao tacho, mexa, tape e deixe cozinhar em lume brando durante 45 minutos, mexendo de vez em quando. Se necessário, adicione um pouco de água. Quando o coelho estiver quase cozinhado, junte-lhe os cogumelos inteiros, previamente lavados e escorridos, e deixe acabar de cozinhar. Coloque numa travessa ou prato de serviço e sirva decorado com salsa picada e acompanhado a gosto.
Ingredientes:
200 g de batatas (que não se desfaçam)
Sal
3 alhos franceses
375 g de tomate
150 g de chouriço de carne
1 raminho de salsa
1/8 L de leite
2 colheres (sopa) de manteiga
Pimenta acabada de moer
Noz-moscada moída
200 g de queijo Gouda (48% de gordura)
1 ovo
Manteiga para untar
Confecção:
Descasque as batatas, lave-as e corte-as aos cubos. Coza-as durante cerca de 10 minutos em pouca água com sal, depois escorra e deixe sair o vapor, mas reserve uns 100 ml da água da cozedura. Entretanto, arranje o alho francês, tirando a parte as raízes e as folhas verde escuras, e corte em rodelas com cerca de 1 cm. Lave bem. Escalde em água com sal durante 2 a 3 minutos. Retire, passe por água fria e deixe escorrer bem. Lave os tomates, retire a zona do pé e corte-os às rodelas. Retire a pele ao chouriço e corte-o também em rodelas finas. Lave o ramo de salsa em água fria, sacuda e pique finamente. Faça um puré com as batatas, manteiga e a água da cozedura, de modo a ficar uma pasta líquida. Polvilhe com pimenta e noz-moscada. Rale o queijo Gouda grosseiramente e deite 2/3 no puré de batata. Junte também a salsa e o ovo e misture bem. Unte um tabuleiro de ir ao forno e espalhe o alho francês, tomate e chouriço, em camadas alternadas e como se fossem telhas. Cubra com o puré líquido com queijo e por cima espalhe o resto do queijo. Coza o empadão no forno previamente aquecido a 225º (posição 4 do gás) durante cerca de 25-30 minutos.
Ingredientes:
3 cebolas grandes
500 g de pimentos verdes
200 g de pimentos encarnados
3-6 malaguetas vermelhas
300 g de chouriço (picante)
600 g de tomates carnudos
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (chá) de colorau
Sal
300 g de massa de búzios cozida
Confecção:
Descasque as cebolas e corte-as em rodelas finas. Abra ao meio os pimentos e as malaguetas, retire-lhes as sementes e lave-os. A seguir seque-os e corte-os em tiras finas. Corte o chouriço em rodelas de 1 cm de grossura. Dê uns golpes em cruz nos tomates, escalde-os em água quente, passe-os por água fria e tire-lhes a pele. Finalmente, corte-os em pedaços grosseiros. Derreta a manteiga e refogue nela as rodelas de cebola, até ficarem transparentes. Polvilhe com o colorau e adicione as rodelas de chouriço. frite bem dum lado e doutro, e por último junte os pimentos e as malaguetas. Deixe estufar durante cerca de 10 minutos, com o recipiente tapado. Junte os pedaços de tomate, tempere com sal e deixe cozinhar outros 20 minutos. Pouco antes do fim da cozedura, adicione a massa e aqueça-a. Polvilhe com ervas aromáticas picadas e sirva.
Ingredientes:
1,5 k de entrecosto (em tiras compridas)
800 g de batata nova
1 colher (sopa) de massa de pimentão
2 colheres (sopa) de tempero pronto de alho e louro
1 colher (sopa) de banha
1 dl de azeite
1 colher (sobremesa) de tempero completo Flor das Hortas
3 dl de vinho branco
1 raminho de salsa
Sal, pimenta branca moída e piripiri q.b.
Confecção:
Na véspera, coloque o entrecosto num tabuleiro. Lave bem as batatas e junte-as ao entrecosto. Faça uma pasta, misturando a massa de pimentão, o tempero pronto de alho e louro, a banha, metade do azeite, o tempero completo Flor das Hortas, o sal, a pimenta branca e o piriri. barre a carne e as batatas com esta pasta e regue com o vinho. No próprio dia, ligue o forno a 180ºC. regue a carne com o azeite restante e leve o tabuleiro no forno. Deixe assar durante uma hora, virando os ingredientes a meio do tempo e regando ocasionalmente com o próprio molho. Sirva a carne com as batatas, regue com o molho e polvilhe com a salsa picada.
Ingredientes:
2 cebolas
2 dentes de alho
2 cenouras
1 dl de azeite
500 g de tomate
500 g de batata
1,2 L de água
2 ovos
1 colher (sopa) de cebolinho picado
Sal q.b.
Confecção:
Corte as cebolas e os alhos em pedaços, assim como as cenouras; refogue-os no azeite. Junte ao preparado anterior o tomate e as batatas, em pedaços, e tempere de sal. Verta a água sobre a mistura anterior e deixe-a cozer lentamente em lume brando. Assim que tudo estiver cozido, triture bem e coe num passador. Acrescente os ovos à sopa, envolva e rectifique os temperos. Por fim, adicione o cebolinho e sirva.
Ingredientes:
350 g de açúcar
180 g de arroz carolino
2 L de leite
1 lata de leite condensado
0,5 L de água
1 casca de limão
1 pau de canela
Canela em pó para polvilhar
Confecção:
Coza o arroz na água com a casca de limão e o pau de canela até ficar cozido. leve outro tacho grande ao lume com açúcar até ficar em caramelo. Acrescente o leite aos poucos e com cuidado e deixe ferver, mexendo, até ficar uma mistura castanha. Reserve 2 dl deste leite caramelizado, adicione o restante ao tacho do arroz, em fio e mexendo bem. Misture o leite condensado com o leite caramelizado que reservou, junte ao arroz e deixe cozinhar mais um pouco até ficar cremoso. Retire do lume, rejeite a casca de limão e o pau de canela, deite para taças, deixe arrefecer, polvilhe com canela em pó e sirva decorado a gosto.
Ingredientes:
1 k de pescada
1,2 k de brócolos
2 cebolas
2 dentes de alho
2 colheres (sopa) de azeite
Gengibre q.b.
5 dl de bechamel
Pão ralado q.b.
Confecção:
Coza a pescada, retire-a, escorra-a e deixa-a arrefecer. Limpe-a da pele e espinhas e lasque-a grosseiramente. Reserve. Arranje os brócolos, coza-os e coloque-os em água fria. Corte-os depois em pedaços. Descasque as cebolas e os dentes de alho, pique-os finamente e aloure-os no azeite. Junte depois a pescada, gengibre a gosto e os brócolos, envolva tudo suavemente e disponha num pirex. Regue tudo com o bechamel e polvilhe com pão ralado. Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC até que fique douradinho. Retire do forno e sirva.
Ingredientes:
800 g de peitos de frango
1 dl de vinho branco
1 colher (sobremesa) de molho de soja
1/2 limão (sumo)
1 colher (sobremesa) de massa de pimentão
300 g de brócolos
500 g de batata
50 ml de azeite
1 raminho de alecrim
50 ml de óleo girassol
200 g de cebolas pequenas
Sal q.b.
Confecção:
Coloque a carne num tabuleiro e junte o vinho branco, o molho de soja, o sumo de limão e a massa de pimentão. Deixe marinar, durante 30 minutos. Entretanto, separe os brócolos em raminhos e coza-os em água abundante, temperada com sal. Coloque as batatas com casca num tabuleiro juntamente com o azeite e o alecrim e cubra-as com sal. Leve a meio do forno a 180ºC, e deixe-as assar, por 20 minutos. Leve o óleo ao lume numa frigideira e junte as cebolas descascadas e a carne escorrida da marinada, reservando-a. Deixe corar de ambos os lados, verta a marinada e deixe cozinhar por mais 15 minutos, em lume brando. Retire e sirva com os brócolos cozidos e as batatas assadas.
Ingredientes:
400 g de bifes da ponta da alcatra
200 g de cogumelos
2 dentes de alho
2 dl de natas
4 colheres (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de vinho branco
Sal e pimenta q.b.
Confecção:
Tempere os bifes com sal e pimenta. Leve uma frigideira ao lume com o azeite e a manteiga, deixe aquecer, junte os bifes e deixe-os fritar de ambos os lados deixando-os, de preferência, mal passados. Retire os bifes e reserve-os no quente. Na mesma frigideira, junte os alhos picados finamente, deixe alourar, adicione o vinho branco e deixe ferver durante 1 minuto. Junte então os cogumelos arranjados, deixe saltear durante 3 minutos, adicione as natas, rectifique os temperos e deixe cozinhar até engrossar. Deite os cogumelos com o molho para uma travessa, junte os bifes por cima e sirva decorado a gosto. Acompanhe com arroz branco.
Ingredientes:
1/4 de chávena (chá) de óleo
1 cebola picada
4 dentes de alho
1 pimento vermelho picado
2 coxas de frango sem pele e sem osso em pedaços
2 pernas de frango sem pele e sem osso em pedaços
1 linguiça em pedaços
2 chávenas (chá) de arroz
1 colher (sopa) de açafrão em pó
1 cubo de caldo de galinha
3 chávenas (chá) de água
1 lata de seleção de legumes
1/4 de chávena de salsa e cebolinho
Confecção:
Numa panela grande, aqueça o óleo e doure a cebola, o alho, o pimento e as coxas e pernas. Adicione a linguiça, o arroz, o açafrão e refogue rapidamente. Despeje o caldo de galinha dissolvido na água e mexa. Baixe o lume, tape e cozinhe por 15 minutos ou até o arroz ficar macio. Adicione a seleção de legumes, decore com a salsa e cebolinho e sirva de seguida acompanhado de salada e cebolinho e sirva de seguida acompanhado de salsa de folhas verdes.
Ingredientes:
1 colher (sopa) de margarina
4 coxas de frango sem osso e sem pele aos cubos
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1 chávena (chá) de leite
100 g de queijo mozzarella ralado
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
Sal, pimenta e salsa picada a gosto.
Confecção:
Aqueça uma panela com a margarina, em lume alto, doure as coxas de frango e reserve num prato. Polvilhe a farinha na mesma panela e frite durante 2 minutos, sem parar de mexer. Despeje o leite, aos poucos, mexendo sempre, até engrossar. Acrescente os queijos, o sal, a pimenta e cozinhe durante 2 minutos. Adicione as coxas e deixe aquecer 2 minutos. Polvilhe com salsa e sirva de seguida.
Ingredientes:
600 g de batata
1 cenoura
1,2 L de água
300 g de feijão branco cozido
1 ramo de tomilho
1 dl de natas
Sal e pimenta q.b.
Confecção:
Corte as batatas e a cenoura em pedaços e coza-os na água temperada de sal. Junte-lhes parte do feijão e o tomilho, reservando algum para a decoração, e deixe cozer mais um pouco. Leve de novo ao lume e mexa bem. Adicione as natas ao puré anterior, rectifique-lhe os temperos e junte-lhe os feijões reservados. Sirva o creme polvilhado com o tomilho picado.
Ingredientes:
700 g de batatas novas pequenas
8 cebolinhas-verdes
1 ovo cozido (facultativo)
250 ml de maionese magra
1 colher (chá) de paprika
Sal e pimenta
Confecção:
Leve ao lume um tacho com água e uma pitada de sal. Quando levantar fervura junte as batatas e deixe cozer durante 10-15 minutos. Escorra as batatas num passador e passe-as por água fria corrente até arrefecerem completamente. Escorra-as bem. Transfira para uma taça e reserve. Guarneça com 2 colheres (sopa) de cebolinho, cortado e pitadas de papikra.
Sugestão: Se preferir um molho mais leve, reduza a metade a quantidade de maionese e junte iogurte.
Ingredientes:
4 fatias de pão de forma
8 fatias de fiambre
4 ovos
2 dl de natas
1 colher (sobremesa) de salsa picada
Sal
Gotas de vinagre e pimenta q.b.
Confecção:
Frite ligeiramente as fatias de pão e cubra cada uma delas com uma fatia de fiambre. Escalfe os ovos, um a um, em água temperada de sal ou com um pouco de vinagre. Pique o restante fiambre e envolva-o com as natas; tempere com sal e pimenta e leve ao lume para reduzir. Coloque um ovo sobre cada tosta com fiambre. Regue com a mistura das natas, decore com a salsa picada e sirva.
Ingredientes:
4 batatas
2 cenouras
200 g de brócolos
200 g de couve-flor
1,2 k de peixe-espada
0,5 dl de azeite
1/2 colher (sopa) de vinagre
Sal, pimenta e limão q.b.
Confecção:
Descasque as batatas e corte-as em metades. Descasque as cenouras e corte-as em rodelas, na diagonal. Coza os brócolos e a couve-flor, separadamente, em água temperada de sal. reserve ao calor. tempere o peixe com sal e pimenta, grelhe-o de ambos os lados e regue-o com o azeite e vinagre. Sirva-o com os legumes cozidos e guarnecido com rodelas de limão.
Ingredientes:
1,2 k de coelho
1 colher (chá) de colorau
8 dentes de alho
2 folhas de louro
3,5 dl de vinho rosé
1 colher (sopa) de banha
0,5 dl de azeite
1 cebola
2 cenouras
50 g de chouriço picado
2 dl de água
2 colheres (chá) de polpa de tomate
1 lata grande de feijão branco
Sal e pimenta q.b.
Confecção:
Prepare o coelho e tempere-o com sal, pimenta, colorau, alho, louro e vinho. Deixe marinar durante 4 horas. Leve ao microondas as gorduras, juntamente com a cebola picada, as cenouras em cubinhos e o chouriço. Cozinhe durante 3 minutos, na potência máxima. Junte ao preparado das gorduras o coelho, o líquido da marinada e a água; estufe durante 10 minutos, também na potência máxima. A meio do tempo, junte a polpa de tomate e envolva tudo bem. Acabe de cozinhar durante o restante tempo. Por fim, junte ao coelho o feijão, previamente escorrido, e coza por mais 8 minutos, na mesma potência. Sirva quente.
Ingredientes:
200 g de pão de forma
Gordura para untar o tabuleiro
300 g brócolos
100 ml de vinho branco
2 colheres (sopa) de azeite
Sal
Pimenta moída na altura
150 g de fatias de queijo para raclette
1/2 ramo de salsa
40 g de queijo emmentaler ralado
Confecção:
Pré-aqueça o forno a 200ºC. Corte o pão às fatias e coloque-as em forma de telha num tabuleiro previamente untado com manteiga. Branqueie os brócolos durante 1 ou 2 minutos e corte-os em pedaços do mesmo tamanho. Reparta os brócolos sobre as fatias de pão com o vinho branco e o azeite e tempere com sal e pimenta. Coloque as fatias de queijo sobre os legumes. Lave a salsa, seque-a, pique-a finamente e espalhe-a sobre o queijo. Polvilhe com o queijo emmentaler ralado e leve a gratinar na prateleira média do forno durante aproximadamente 20 minutos, até o empadão adquirir um tom castanho dourado.
Ingredientes:
200 g de mandioca crua, ralada
1 ovo
1/2 chávena de manteiga
225 g de açúcar
50 g de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento em pó
Sal q.b.
Confecção:
Misture a mandioca com o ovo e o leite. De seguida, bata a manteiga e o açúcar até obter uma mistura cremosa. Junte as duas misturas e bata. Adicione a farinha que também já deve estar misturada com o fermento e uma pitada de sal. Mexa muito bem. Deite numa forma de bolo untada a cozer no forno a uma temperatura média.
Ingredientes:
8 medalhões de carne de porco magra, com cerca de 50 g cada um
2 colheres (chá) de óleo vegetal
1 cebola média, bem picada
1 colher (chá) de açúcar branco refinado
1 colher (chá) de salva seca
150 ml de sidra (forte) seca
150 ml de caldo de carne ou legumes
1 maçã verde
1 maçã vermelha
1 colher (sopa) de sumo de limão
Sal e pimenta
Folhas de salva frescas, para guarnecer
Legumes cozidos no momento para servir
Confecção:
Retire alguma gordura da carne. Ate com fio os medalhões. Reserve. Aqueça o óleo numa frigideira e frite ligeiramente a cebola durante 5 minutos até amolecer. Junte o açúcar e deixe cozer durante 3-4 minutos até alourar. Adicione a carne e deixe alourar dos dois lados durante 2 minutos. Junte a salva, a sidra e o caldo. Quando levantar fervura, baixe o lume e deixe cozer durante 20 minutos. Entretanto, descaroce as maçãs e corte cada uma em oito gomos. Regue-os com o sumo de limão para não escurecerem em contacto com o ar. Junte as maçãs à carne e misture devagar. Tempere e deixe cozer durante mais 3-4 minutos. Retire os fios aos medalhões e sirva imediatamente, guarnecido com salva fresca e acompanhado com legumes cozidos no momento.
Ingredientes:
225 g de frango cozido e desossado, sem pele
100 g de fiambre magro, cortado
1 molho pequeno de salsa fresca
1 colher (chá) de casca de lima, ralada
2 colheres(sopa) de sumo de lima
1 dente de alho, descascado
125 ml de queijo fresco magro natural (iogurte sem açúcar)
Sal e pimenta
1 colher (chá) de raspas de casca de lima, para guarnecer
Confecção:
Corte o frango e o fiambre aos cubos e deite numa trituradora. Junte a salsa, a casca e o sumo de lima e o alho ao frango e ao fiambre e triture bem. Em alternativa, pique bem o frango, o fiambre, a salsa e o alho e deite numa taça. Misture lentamente com a casca e o sumo de lima. Transfira a mistura para uma taça e adicione o queijo fresco (iogurte). Tempere com sal e pimenta a gosto, tape e leve ao frigorífico durante 30 minutos. Deite o paté em pratos individuais e guarneça com raspas de lima. Sirva com cunhas de lima, pão torrado ou bolachas e uma salada verde fresca.
Sugestão: Este paté pode ser preparado com outros tipos de carne magra, como peru, carne de vaca e carne de porco.Substitua a carne por camarões descascados e/ou junte miolo de caranguejo, ou atum em salmoura, escorrido.
Ingredientes:
1 colher (sopa) de óleo
2 cebolinhas-verdes, às rodelas
1 colher (chá) de sementes de cominho
2 malaguetas verdes frescas, picadas
1 colher (chá) de sementes de coentro
4 colheres (sopa) de coentros frescos, picados
4 colheres (sopa) de hortelã, picada
1 colher (sopa) de cebolinho, picado
150 ml de leite de coco
4 lombos de peixe branco, com cerca de 225g cada um
Sal e pimenta
Raminho de hortelã, para guarnecer
Confecção:
Aqueça o óleo numa frigideira grande ou num tacho pouco fundo e junte as cebolinhas-verdes. Salteie as cebolinhas-verdes em lume médio até elas amolecerem mas sem alourarem. Adicione os cominhos, as malaguetas e os coentros em pó e deixe ferver até exalarem o seu aroma característico. Junte os coentros frescos, a hortelã, o cebolinho e o leite de coco e tempere a gosto. Deite cuidadosamente o peixe na frigideira e escalfe durante 10-15 minutos, até o peixe lascar quando o espetar com um garfo. Sirva os lombos de peixe no molho com arroz. Guarneça com hortelã fresca.
Ingredientes:
200 g de farinha
2 ovos
3 dl de leite
300 g de sobras de legumes (cenouras, curgetes, batatas, brócolos)
Sal, pimenta, salsa picada
Óleo q.b.
Confecção:
Prepare o polme, misturando a farinha com os ovos. Junte, aos poucos o leite e mexa até obter uma massa homogénea. Tempere com sal e pimenta a gosto. Corte os legumes em pedaços pequenos, junte-os ao preparado anterior e polvilhe-o com salsa picada a gosto. Envolva tudo e reserve. Leve ao lume uma frigideira com óleo e deixe aquecer bem. Auxiliando-se de 1 colher (sopa), retire porções de massa e frite-as. Escorra-as sobre papel absorvente e sirva-as.
Ingredientes:
8 metades de pêssego em lata
2 claras
3 dl de natas
85 g de açúcar
1 cálice de vinho do Porto branco
2 folhas de gelatina
Ingredientes da Decoração:
3 suspiros
Gomas de pêssego
Confecção:
Comece por demolhar as folhas de gelatina num pouco de água fria. Triture os pêssegos. Bata as claras em castelo e junte-lhes metade do açúcar. À parte, bata também as natas e adicione o restante açúcar. Aqueça o vinho do Porto branco ligeiramente e junte as folhas de gelatina; mexa até ficarem bem diluídas. Deixe arrefecer um pouco e envolva o vinho do Porto com a gelatina nos pêssegos triturados, de seguida as claras batidas em castelo e as natas também batidas. Coloque este preparado em taças e leve a gelar. Sirva esta sobremesa com suspiros esmagados. Decore gomas de pêssego.
Ingredientes:100 g de margarina2 k de alcatra ou lombo de vitelaSal e pimenta1 cebola grande3 talos de aipo1 cenoura pequena2 dl de caldo de carne2 cálices de vinho da madeira1 cálice de conhaque2 dl de natas2 colheres (sopa) de amêndoasTorradasConfecção:Derreta num tacho a margarina, junte a carne da vitela cortada em pequenos cubos, salpique-os com pouco sal e deixe saltear até estarem dourados. Adicione a cebola, o aipo e a cenoura muito picadinhos, polvilhe com pimenta moída e revolva a carne durante 2-3 minutos para incorporar tudo bem. Tape imediatamente o tacho para estufar em lume brando, regando de vez em quando com o caldo de carne, até a carne estar tenra. Retire-a do tacho e conserve-as tapada em sítio quente. Reduze o molho a puré com a varinha, junte o vinho Madeira e o conhaque, deixe levantar fervura, adicione as natas e aqueça em lume brando, mexendo constantemente, mas sem deixar levantar fervura. Introduza de novo a carne e rectifique o sal e a pimenta. Coloque numa travessa e salpique com amêndoas.